NA MIRA NOTÍCIAS MG 24H

Casa Esportes Os árbitros brasileiros pré-selecionados para a Copa do Mundo de 2026

Os árbitros brasileiros pré-selecionados para a Copa do Mundo de 2026

por admin
0 Comente
os-arbitros-brasileiros-pre-selecionados-para-a-copa-do-mundo-de-2026

Quatro profissionais estão participando das atividades dos candidatos a trabalhar no torneio que será nos Estados Unidos, no México e no Canadá

A comissão de arbitragem da Fifa tem feito, desde o ano passado, clínicas e treinamentos para os árbitros pré-selecionados para trabalhar na Copa do Mundo de 2026. A competição, pela primeira vez com 48 participantes, será nos Estados Unidos, no México e no Canadá entre 11 de junho e 19 de julho do ano que vem.

Quatro brasileiros estão pré-selecionados para estar na Copa: Wilton Pereira Sampaio, Raphael Claus, Edina Alves e Ramon Abatti Abel. Todos podem ser selecionados (ou nenhum).

Em 2022, no Catar, foram 39 árbitros de campo (de um total de 129 profissionais somando assistentes e árbitros de vídeo). Para o Mundial do ano que vem, que terá 104 partidas, ante 64 da última edição, a Fifa já definiu que o número de selecionados será maior, portanto não é improvável que três ou até quatro brasileiros sejam selecionados.

Wilton Pereira e Claus foram os árbitros brasileiros na Copa do Mundo de 2022, no Catar. Claus apitou dois jogos, ambos pela fase de grupos: Inglaterra 6 x 2 Irã e Marrocos 2 x 1 Canadá.

Já Wilton Pereira teve atuações destacadas na fase de grupos, em Holanda 2 x 0 Senegal e Polônia 2 x 0 Arábia Saudita, que credenciaram ele a apitar Holanda 3 x 1 EUA, pelas oitavas de final, e o clássico França 2 x 1 Inglaterra, nas quartas.

Edina Alves entrou para a história do futebol ao ser a primeira mulher selecionada para um torneio masculino oficial da Fifa, o Mundial de Clubes de 2020, disputado em fevereiro de 2021 por causa da pandemia de Covid-19. Ela trabalhou em Al-Duhail-CAT 3 x 1 Ulsan-COR, na disputa do 5º lugar.

Só que Edina acabou ficando fora da Copa do Mundo de 2022. Ela apitou uma partida da Copa América masculina de 2024, Panamá 3 x 1 Bolívia, e Japão 1 x 0 Mali, pelo calendário masculino dos Jogos Olímpicos de Paris-2024.

Na Copa do Mundo feminina, Edina trabalhou em duas edições, de 2019 e 2023, acumulando oito jogos, recorde entre as árbitras. Foram duas semifinais no currículo.

Ramon Abatti é árbitro Fifa desde 2023 e esteve nos Jogos Olímpicos de Paris.

Não há data para a Fifa definir o quadro de arbitragem da Copa do Mundo de 2026, mas normalmente o anúncio ocorre no início do ano da competição.

Marcel Rizzo

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados

NA MIRA NOTÍCIAS MG 24 HORAS @ Todos direitos reservados.