Orlando Cup teria participação do Peixe, que enfrentaria o Fortaleza; clube cearense se mantém na competição
Os organizadores da Orlando Cup criticaram o Santos por ter desistido de participar do torneio amistoso em janeiro, na Flórida, nos Estados Unidos. O clube brasileiro anunciou na sexta-feira (27) que não viajaria para jogar entre 11 e 14 de janeiro contra o Fortaleza e o Miami United.
O Alvinegro Praiano considerou que será mais vantajoso seguir com a preparação para a temporada 2025 em solo brasileiro. Foi um pedido do novo técnico, Pedro Caixinha.
Além disso, a mudança do Atlético Nacional-COL pelo Miami, que disputa uma liga inferior do futebol nos EUA, e a falta de transmissão dos jogos motivaram a desistência do Santos, segundo nota divulgada pelo clube.
“O Santos FC foi convidado em agosto e aceitou prontamente o convite para participar do Orlando Cup – Pro Series. Desde então, participamos de diversas reuniões e atendemos a todas as demandas apresentadas. Todas as solicitações foram atendidas, incluindo reservas em hotéis escolhidos pelo clube e a compra das passagens aéreas”, escreveram os organizadores.
Segundo eles, há uma multa rescisória no contrato, que será cobrada. Os organizadores informaram que torcedores do Santos que já compraram ingressos para os dois jogos poderão pedir reembolso por meio do site que está realizando a venda.
Na nota, a direção da Orlando Cup agradece ao Fortaleza por ter mantido o compromisso de realizar sua pré-temporada nos Estados Unidos.
Apesar das desistências de Atlético Nacional e Santos, o Leão do Pici pretende viajar para realizar treinos e os dois jogos. Dia 14 de janeiro o rival será uma equipe a ser definida no lugar do Santos, e em 19 de janeiro o confronto será contra o Miami United.
Os estádios reservados ao torneio são o Inter&Co Stadium, com capacidade para 25 mil pessoas, e o Osceola County Stadium, onde cabem pouco mais de 5 mil espectadores.
A Federação Cearense de Futebol (FCF) adiou a estreia do Fortaleza no Campeonato Cearense, justamente para que o time pudesse realizar a pré-temporada e o torneio amistoso nos Estados Unidos. O jogo contra o Cariri, em 18 de janeiro, pela 1ª rodada, passou para o dia 27 do mês que vem.
A representação do Fortaleza está marcada para 8 de janeiro e o embarque aos EUA deve ocorrer até o dia 11. A Orlando Cup não tem relação com a FC Series, antiga Florida Cup, que terá a participação de Atlético e Cruzeiro em 2025.
Leia na íntegra a nota dos organizadores da Orlando Cup:
“Fomos informados nesta sexta-feira pela direção do Santos FC que optou por não participar do Orlando Cup – Pro Series e decidiu não realizar sua pré-temporada nos Estados Unidos. Essa decisão nos pegou de surpresa, especialmente considerando que estamos organizando o evento desde julho, em conjunto com patrocinadores, emissoras e na estruturação logística das três equipes convidadas, incluindo a definição dos estádios para os jogos. Essa é uma organização que demanda meses de planejamento e dedicação, não sendo algo que se construa em poucos dias ou semanas.
O Santos FC foi convidado em agosto e aceitou prontamente o convite para participar do Orlando Cup – Pro Series. Desde então, participamos de diversas reuniões e atendemos a todas as demandas apresentadas. Todas as solicitações foram atendidas, incluindo reservas em hotéis escolhidos pelo clube e a compra das passagens aéreas.
É importante destacar que há um contrato firmado entre as partes, com cláusulas de multa rescisória. No entanto, o prejuízo causado pela desistência vai além do valor financeiro estipulado, afetando a credibilidade e a percepção de comprometimento no mercado do futebol.
Informamos ainda aos torcedores do Santos que adquiriram ingressos para os jogos do clube que o reembolso será feito diretamente pela plataforma da Ticketmaster.
Gostaríamos de reconhecer e agradecer ao Fortaleza EC, liderado pelo CEO Marcelo Paz, que manteve seu compromisso e confirmou sua participação no Orlando Cup – Pro Series. Demonstrando visão estratégica e profissionalismo, o clube entende a importância da internacionalização da marca e do cumprimento de sua palavra. Além do Fortaleza, o Miami United também está confirmado para o evento. Em breve, anunciaremos a terceira equipe da América do Norte que substituirá o Santos FC na competição.
Agradecemos a compreensão de todos e reforçamos nosso compromisso em oferecer um evento de alto nível para atletas, clubes e torcedores no Orlando Cup – Pro Series”.
Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.