Tricolor passou pelo Volta Redonda, neste domingo (9), e começa a decidir o Estadual diante do arquirrival na quarta-feira (12)
O Fluminense está na final do Campeonato Carioca e terá pela frente o Flamengo. Neste domingo (9), o Tricolor ficou no empate sem gols com o Volta Redonda, e confirmou a vaga na grande decisão. E para o Fla-Flu, Mano Menezes já falou sobre favoritismo.
Após o empate no Raulino de Oliveira, o técnico já analisou os eventuais cenários para a decisão. As equipes iniciam a disputa na quarta-feira (12), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro. O jogo de volta é no final de semana.
“Na final serão jogos diferentes, jogos grandes, com responsabilidade compartilhada e vamos pensar no primeiro jogo quarta-feira com o nosso mando para tentar iniciar a caminhada da nossa conquista”, analisou, completando:
“Vamos pensar só na final. Nos campeonatos que se chega nessa situação existe apenas uma situação que precisa pensar: ser campeão e lutar pelo título. Os jogadores estão confiantes nesse crescimento que tivemos, sempre encontramos dificuldades contra times que jogam mais atrás e mais baixo, solucionamos os problemas. Ganhamos os jogos contra esse tipo de adversário”, concluiu.
O treinador ainda celebrou a chegada do Fluminense na decisão, depois de um início de Campeonato Carioca muito ruim. O Tricolor confirmou a classificação somente na última rodada.
- Veja mais: Fla-Flu na final: saiba quando será decidido o Campeonato Carioca
“Uma final motiva qualquer equipe. Quando iniciamos a disputa de um campeonato é o que temos como objetivo de chegar na decisão e disputar o título. Nos afirmamos, amadurecemos, nos fortalecemos e sofremos, porque tivemos de fazer um início bem difícil. Nosso aproveitamento nos últimos jogos aponta um crescimento, uma equipe que vem jogando de forma qualificada, criando bastante ofensivamente, que era o nosso problema. Resolvemos. Agora vamos para a disputa. É um jogo grande, adversário grande e o torcedor está feliz que chegamos”, disse.
Time mesclado
Com a vantagem de quatro gols de diferença, Mano Menezes preferiu poupar alguns atletas já pensando em uma eventual final do Estadual. Canobbio, Cano, Fuentes, Martinelli e Guga não iniciaram o duelo.
“Viemos para um jogo em que tínhamos que confirmar a classificação com uma vantagem imensa. Com probabilidade, maturidade e jogo soubemos ir levando. Tínhamos muitas coisas que precisávamos administrar hoje, jogadores com cartões amarelos que corriam o risco de ficar fora da final. Canobbio, que não entrou, Serna e Otávio, que administramos o Otávio para tirar um pouco mais cedo e Serna sacrificamos mais um pouco porque não tinha mais troca para fazer. Mas orientamos para tomar cuidado e fizemos isso bem”, explicou.
O segundo jogo da decisão do Carioca acontece entre os dias 15 e 16 de março, mas a data e o horário ainda não foram divulgados pela Federação Carioca de Futebol (Ferj).

Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.