Vitinho fez as divisões de base no Cruzeiro, mas transferiu-se para o futebol europeu ainda jovem, disputando apenas um jogo pelo time profissional da Raposa
Natural de Cataguases, Vitinho levou a rivalidade entre Cruzeiro, clube que o revelou, e Atlético, adversário do Botafogo, para a final da Libertadores de 2024. Formado nas divisões de base da Raposa, o lateral-direito foi titular da equipe carioca na decisão em Buenos Aires, na qual sagrou-se campeão da América, e revelou o “gostinho especial” por ter sido em cima do rival mineiro.
“Com todo respeito ao Atlético, sou daqui (de Belo Horizonte), joguei várias vezes contra o Atlético. Nunca perdi um título para o Atlético na base. Isso já vinha na minha cabeça. Quero continuar ganhando do Atlético. Tenho várias familiares atleticanos e pensei que não podia perder para eles. Levei isso comigo. Mas respeito o Atlético dentro e campo, é uma grande equipe e sabíamos do potencial deles. Jamais desrespeitamos”, afirmou Vitinho com exclusividade à Itatiaia.
Aos 25 anos, Vitinho iniciará 2025 como um dos titulares do Botafogo. Após os títulos da Libertadores e do Brasileirão, contudo, o clube carioca vive um momento de reestruturação. O técnico Artur Jorge, por exemplo, deixou o Glorioso para dirigir o Al-Rayyan, do Catar. O clube ainda busca substituto.
Vitinho foi formado nas divisões de base do Cruzeiro, mas só atuou profissionalmente pela equipe uma vez, em 2017. Já no ano seguinte, o lateral-direito foi negociado com o Brugge, da Bélgica.
Depois de quatro temporadas, Vitinho foi vendido ao Burnley, da Inglaterra, onde atuou até meados de 2024. O Botafogo fechou a compra do lateral-direito por cerca de R$ 50 milhões.
Com Vitinho à disposição, o Botafogo se apresenta para a pré-temporada de 2025 na próxima terça, dia 14 de janeiro. Confira a movimentação do clube no mercado da bola clicando aqui.
Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.