Ex-jogador dispara contra orientação que pune quem ‘sobe na bola’; Neymar apoia crítica nas redes
A nova orientação da Comissão de Arbitragem da CBF, que determina a punição a jogadores que “subirem na bola com os dois pés”, gerou forte repercussão nas redes sociais. Na tarde do último sábado (5), o ex-jogador e comentarista Denílson foi direto ao ponto em sua crítica, publicada em sua conta pessoal do Instagram, e ganhou o apoio de Neymar nos comentários.
A crítica surgiu após a divulgação do ofício da CBF, enviado na última semana a clubes e federações de todo o país. O documento orienta os árbitros a aplicarem cartão amarelo e tiro livre indireto em lances em que jogadores subam na bola com os dois pés.
Denílson, conhecido pelo estilo ousado e pelos dribles descontraídos em campo, usou suas redes sociais para lamentar o que considera o “engessamento” do jogo. Em tom saudosista, relembrou o futebol de sua época e levantou uma série de perguntas retóricas:
“Denílson, por que não há jogadores como antes? Por que o futebol mudou tanto desde a sua época? Por que os jogadores não têm a mesma personalidade? Tá aí: mais uma pra tirar a graça do NOSSO FUTEBOL! Melhor pegar a bola e tocar mesmo”, escreveu.
Além de comentar o impacto técnico da nova diretriz, o ex-jogador também criticou o argumento da CBF de que o gesto causaria “transtornos generalizados” nas partidas:
“Na vida, mas especificamente no futebol, você precisa ter controle emocional, porque o adversário vai fazer de tudo pra tirar você do sério… faz parte. Agora, punir??? Enfim…”
A manifestação de Neymar nos comentários fortaleceu o coro de insatisfação. O craque, que tem o drible como uma de suas marcas registradas, reforçou o incômodo com a crescente limitação às jogadas criativas e provocativas: “O futebol está ficando cada vez mais chato, muito nhênhênhê”.
O que diz a CBF?
Em nota oficial enviada às federações estaduais, a entidade justificou a decisão com base na preservação da imagem do esporte e na segurança dos atletas. Segundo o documento, a prática de subir na bola com os dois pés é vista como uma provocação desnecessária, com potencial para gerar confrontos e desrespeito à prática esportiva:
“Esse comportamento tem provocado transtorno no ambiente de jogo, produzindo confrontos generalizados e prejudicando sobremaneira a imagem do esporte.”
A regra já está em vigor, e a recomendação é que os árbitros não apenas marquem a infração, mas também punam, com advertência formal, os atletas que adotarem a atitude considerada antidesportiva.
*Em colaboração com o portal Itatiaia Esporte
André Stehling escreve em colaboração com o portal Itatiaia Esporte