Índice
Confrontos abrem a temporada profissional do futebol brasileiro no início de janeiro; 16 times brigam por quatro vagas na fase de grupos
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou as datas e horários da primeira rodada da Eliminatória da Copa do Nordeste. A competição abre o calendário profissional do futebol brasileiro em 2025.
São 16 times que disputam quatro vagas na fase de grupos, que já tem 12 equipes previamente classificadas. Serão duas rodadas em jogos eliminatórios, e somente de ida. Os clubes com melhor posição no ranking da CBF jogam em casa. Em caso de empate a vaga é decidida nas cobranças de pênaltis.
Veja a tabela da 1ª fase eliminatória:
4 de janeiro (sábado)
- CSA-AL x Barcelona-BA – Rei Pelé, em Maceió – 16h (de Brasília)
- Santa Cruz-PE x Treze-PB – Arruda, no Recife – 16h (de Brasília)
- Juazeirense-BA x Fluminense-PI – Adauto Moraes, em Juazeiro – 16h (de Brasília)
- Sergipe x ASA-AL – Lourival Batista, em Aracaju – 16h (de Brasília)
- ABC-RN x Maracanã-CE – Frasqueirão, em Natal – 19h30 (de Brasília)
- Ferroviário-CE x Santa Cruz-RN – Presidente Vargas, em Fortaleza – 19h30 (de Brasília)
- Botafogo-PB x Maranhão – Almeidão, em João Pessoa – 19h30 (de Brasília)
- Retrô-PE x Moto Club-MA – Arena de Pernambuco, na região do Recife – 19h30 (de Brasília)
A CBF informou que aguarda laudos para liberar os jogos no Frasqueirão e Arena de Pernambuco e pode haver mudanças nessas sedes. Os jogos da segunda fase eliminatória, que definirá os quatro classificados para a fase de grupos, serão em 8 de janeiro. Os cruzamentos serão definidos com base no ranking dos classificados (o melhor contra o pior, e assim por diante).
Não foi informado se os jogos serão transmitidos, mas o Premiere, sistema pay-per-view do Grupo Globo, deve passar todos os confrontos. SBT (com afiliadas), Nosso Futebol (streaming pago) e ESPN/Disney+ também têm os direitos de transmissão da Copa do Nordeste.
Clubes confirmados na fase de grupos da Copa do Nordeste de 2025
- Ceará
- Fortaleza
- Vitória
- Bahia
- Sport
- Náutico
- CRB
- Sampaio Corrêa
- América-RN
- Sousa-PB
- Confiança-SE
- Altos-PI
Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.