NA MIRA NOTÍCIAS MG 24H

Casa Região Campeonato Carioca: formato, clubes participantes e destaques do Estadual

Campeonato Carioca: formato, clubes participantes e destaques do Estadual

por admin
0 Comente
campeonato-carioca:-formato,-clubes-participantes-e-destaques-do-estadual

Neste sábado (11), começa a disputa do Campeonato Carioca 2025. O Flamengo é o maior vencedor da competição com 38 conquistas e defende o título. A novidade é o Maricá que disputou pela primeira vez a competição.

Dos grandes clubes, o Fluminense é o segundo com mais taças. O Tricolor soma 31 conquistas contra 24 do Vasco e 21 do Botafogo. O Cruzmaltino é o que ostenta o maior jejum: não vence desde 2016. O Glorioso foi campeão pela última vez em 2018 e o Flu em 2023.

Regulamento

O Campeonato Carioca será disputado entre janeiro e março, com formato dividido em primeiro turno (Taça Guanabara), semifinal e final. Os 12 clubes jogam entre si, e os quatro melhores vão para as semifinais da competição.

A semifinal será disputada em dois jogos, nos confrontos entre o 1º e o 4º colocados, o 2º e o 3º colocados – com vantagem do empate do time de melhor campanha. A final será em duas partidas, sem vantagem para nenhuma das equipes. O campeão carioca de 2025 será conhecido no dia 9 de março.

Os quatro clubes classificados entre o 5º e o 8º lugares ao fim das 11 rodadas da Taça Guanabara jogarão as semifinais da Taça Rio, que não têm qualquer ligação com as finais do Campeonato Carioca. Apenas o último colocado será rebaixado.

Primeira rodada

Sábado, 11 de janeiro

  • 16h – Botafogo x Maricá, Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro
  • 16h30 – Nova Iguaçu x Vasco, Estádio São Januário, Rio de Janeiro
  • 19h – Bangu x Portuguesa, Estádio Moça Bonita, Rio de Janeiro

Domingo, 12 de janeiro

  • 16h – Flamengo x Boavista, Bastistão, Aracaju (SE)
  • 16h – Madureira x Volta Redonda, Conselheiro Galvão, Rio de Janeiro
  • 19h – Fluminense x Sampaio Corrêa, Estádio Moça Bonita, Rio de Janeiro

Veja os participantes

BOTAFOGO

Atual campeão brasileiro e da Copa Libertadores, o Botafogo entra no Carioca como um dos favoritos, mas passa por uma reestruturação. Além da saída de uma série de jogadores, o clube ainda não tem substituto para Artur Jorge.

Por conta da participação no Mundial de Clubes, o grupo principal alvinegro inicia a pré-temporada na próxima terça (14). Assim, o clube disputará as primeiras rodadas com uma equipe alternativa, formada por jovens.

Nas últimas duas edições, o Botafogo não classificou-se para as semifinais do Estadual e precisou disputar a Taça Rio. Campeão estadual pela última vez em 2018, o Glorioso já conquistou a competição em 21 oportunidades.

Time-base: John; Vitinho, Bastos, Barboza e Alex Telles; Marlon Freitas, Gregore e Savarino; Júnior Santos, Matheus Martins e Igor Jesus.

Reforços: O Botafogo ainda não tem reforços para 2025.

FLAMENGO

Atual campeão, o Flamengo defenderá o título sob comando de Filipe Luís, que substituiu Tite em outubro e levou a equipe à conquista da Copa do Brasil em 2024. Foram poucas mudanças no elenco profissional na virada do ano.

O Rubro-Negro ainda não fez contratações e busca reforços pontuais. A prioridade é a chegada de um atacante para substituir Gabriel Barbosa. Quem também deixou o clube foram os zagueiros David Luiz e Fabrício Bruno.

Com o grupo principal em pré-temporada, o Flamengo disputará as quatro primeiras rodadas da Taça Guanabara com uma equipe alternativa. Maior campeão estadual, o Rubro-Negro busca o 39º título do Campeonato Carioca.

Time-base: Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Erick Pulgar, De La Cruz, Gerson e Arrascaeta; Bruno Henrique (Everton Cebolinha) e Gonzalo Plata.

Reforços: O Flamengo ainda não tem reforços para 2025.

FLUMINENSE

Depois de lutar pelo tricampeonato em 2024, o Fluminense viveu uma temporada muito ruim. A equipe ficou até a última rodada da Série A do Campeonato Brasileiro na briga contra o rebaixamento.

O ano começou bem com a conquista da Recopa Sul-Americana, porém o time desandou. O técnico campeão da Libertadores e Carioca em 2023, Fernando Diniz, foi demitido e substituído por Mano Menezes.

Pensando em um ano mais confortável ,além da disputa do Super Mundial de Clube, o Fluminense contratou sete reforços e não deve parar por aí. Além disso, nomes como John Kennedy, Felipe Melo e Gabriel Pires deixarão o clube.

Time-base: Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Thiago Santos e Renê; Hércules, Bernal e Paulo Henrique Ganso; Arias, Canobbio e Kauã Elias.

Reforços:

  • Marcelo Pitaluga, goleiro
  • Juan Freytes, zagueiro
  • Renê, lateral-esquerdo
  • Hércules, volante
  • Paulo Baya, atacante
  • Canobbio, atacante
  • Joaquín Lavega, atacante

VASCO

Após um ano sem sustos, com vaga assegurada na Copa Sul-Americana, o Vasco quebrar o jejum de títulos no Campeonato Carioca. Afinal, já são oitos anos sem saber o que é conquistar o Estadual.

Na última edição, o Cruzmaltino parecia que chegaria na decisão, mas foi surpreendido pelo Nova Iguaçu. Com dois jogos no Maracanã, o Vasco viu o time da Baixada Fluminense levar a melhor.

A aposta é na chegada do novo técnico Fábio Carille, que substitui Rafael Paiva no comando. O treinador tem o objetivo de recolocar o Cruzmantino na rota dos títulos e vai tentar iniciar no Carioca. Até agora, são cinco reforços contratados.

Time-base: Léo Jardim; Paulo Henrique, Mauricio Lemos, João Victor e Lucas Piton; Hugo Moura, Tchê Tchê, Coutinho e Payet; Emerson Rodríguez e Vegetti.

Reforços:

  • Daniel Fuzato, goleiro
  • Lucas Freitas, zagueiro
  • Lucas Oliveira, zagueiro
  • Mauricio Lemos, zagueiro
  • Tchê Tchê, volante

BANGU

Único dos participantes, fora dos quatro grandes, a conquistar o Estadual, o Bangu quer voltar aos tempos de glórias. O time da Zona Oeste do Rio de Janeiro já levou a taça em sete oportunidades e ficou próximo nos anos 80. O técnico será Júnior Martins, de 48 anos. Foram mais de 20 jogadores contratados para a disputa.

Time-base: Alexander; Vitinho, Kevin, Yuri, Italo; Castro, Moretti, Rafael Augusto, Lucas Nathan; Rafael Carioca e Macario.

BOAVISTA

Nova SAF no Rio de Janeiro, o Boavista sonha com voos mais altos sob o comando do técnico Caio Zanardi. As principais peças são os veteranos Anderson Conceição, ex-Vasco, e Erick Flores, para tentar surpreender na elite do futebol carioca.

Time-base: André; Ben-Hur, Anderson Conceição, Sheldon e Alysson Vinícius; William Oliveira, Caetano, Erick Flores e Felipe Resende; Abner Vinícius e Gabriel Conceição.

MADUREIRA

Finalista do Campeonato Carioca em 2006, o Tricolor Suburbano quer voltar a ter uma grande campanha. Na equipe, o principal reforço é o meia Renato Henrique, que estava no Retrô, de Pernambuco, e faturou a Série D do Brasileiro.O técnico é o português Daniel Neri.

Time-base: Mota; Marquinho Carioca, Marcão, Arthur Edeson e Evandro; Lira Wagninho, Renato Henrique e Marcelo; Minho e Geovane.

MARICÁ

Caçula na elite do futebol carioca, o Maricá chega para tentar surpreender e pelo menos ficar entre os oito primeiros para disputar a Taça Rio. Neste ano, o calendário é longo, já que venceu a Copa Rio do ano passado e vai disputar a Série D do Brasileirão. O técnico é o ex-atacante de Flamengo, Botafogo, São Paulo e PSG-FRA, Reinaldo.

Time-base: Dida; Magno Nunes, Mizael, Sandro e João; Ramon, Bezerro, Walber e Gutemberg; Hugo Borges e Clisman.

NOVA IGUAÇU

Vice-campeão carioca de 2024, o Nova Iguaçu manteve o técnico Carlos Vítor, mas perdeu algumas peças importantes da equipe que surpreendeu. Entre os reforços para esta temporada, estão o centroavante Philippe Costa, de 24 anos, que já teve passagem pelo Goiás, e o goleiro Lucas Maticoli, de 27 anos,que estava no Náutico em 2024.

Time-base: Lucas Maticoli; Yan, Gabriel Pinheiro, Renan, Mateus Müller; Jorge Pedra, Igor Guilherme, João Lucas; Xandinho, Andrey e Philippe.

PORTUGUESA

A Portuguesa vinha de boas campanhas, mas fez um 2024 aquém do esperado. A equipe da Ilha do Governador tem como destaques Romarinho, cria do clube e ídolo lusitano, além de Lucas Santos e Rafael Silva, ambos ex-Vasco. O técnico é Evaristo Piza, com carreira no Interior de São Paulo.

Time-base: Vinicius; Joazi, Thomas Kayky, Victor Pereira e MV; Wellington Cézar, João Paulo, Lucas Santos, Romarinho e Rosa; Lohan.

SAMPAIO CORRÊA

Surpresa de 2024, ao se manter na Primeira Divisão e ainda disputar a Taça Rio, o Sampaio vem para fazer uma campanha ainda melhor. Elias, maior artilheiro da história do clube, segue na equipe que será comandada por Alfredo Sampaio, ex-técnico do Vasco. Rodrigo Dantas, que passou pelo Botafogo, é outro destaque.

Time-base: Zé Carlos; Lucas, Marreta, Thuram e Guilherme; Daniel Vançan, Agu e Rodrigo Dantas; Pernão, Max e Elias.

VOLTA REDONDA

O Volta Redonda é o grande favorito dos chamados pequenos para surpreender. Afinal, o Voltaço foi campeão nacional em 2024 ao faturar a Série C do Campeonato Brasileiro. A base campeã foi mantida. O técnico é Rogério Corrêa e chegam para completar o time nomes famosos como Chay, ex-Botafogo, Luciano Naninho, ex-Vasco e com boas passagens pelo Voltaço, e Kelvin, outro ex-Vasco.

Time-base: Jean Drosny; Cayo Tenório, Lucas Souza, Luis Caceres e Sanchez; Bruno Barra, Pierre, Luciano Naninho e Chay; MV e Kelvin.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados

NA MIRA NOTÍCIAS MG 24 HORAS @ Todos direitos reservados.