Índice
Neste sábado (11), começa a disputa do Campeonato Carioca 2025. O Flamengo é o maior vencedor da competição com 38 conquistas e defende o título. A novidade é o Maricá que disputou pela primeira vez a competição.
Dos grandes clubes, o Fluminense é o segundo com mais taças. O Tricolor soma 31 conquistas contra 24 do Vasco e 21 do Botafogo. O Cruzmaltino é o que ostenta o maior jejum: não vence desde 2016. O Glorioso foi campeão pela última vez em 2018 e o Flu em 2023.
Regulamento
O Campeonato Carioca será disputado entre janeiro e março, com formato dividido em primeiro turno (Taça Guanabara), semifinal e final. Os 12 clubes jogam entre si, e os quatro melhores vão para as semifinais da competição.
A semifinal será disputada em dois jogos, nos confrontos entre o 1º e o 4º colocados, o 2º e o 3º colocados – com vantagem do empate do time de melhor campanha. A final será em duas partidas, sem vantagem para nenhuma das equipes. O campeão carioca de 2025 será conhecido no dia 9 de março.
Os quatro clubes classificados entre o 5º e o 8º lugares ao fim das 11 rodadas da Taça Guanabara jogarão as semifinais da Taça Rio, que não têm qualquer ligação com as finais do Campeonato Carioca. Apenas o último colocado será rebaixado.
Primeira rodada
Sábado, 11 de janeiro
- 16h – Botafogo x Maricá, Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro
- 16h30 – Nova Iguaçu x Vasco, Estádio São Januário, Rio de Janeiro
- 19h – Bangu x Portuguesa, Estádio Moça Bonita, Rio de Janeiro
Domingo, 12 de janeiro
- 16h – Flamengo x Boavista, Bastistão, Aracaju (SE)
- 16h – Madureira x Volta Redonda, Conselheiro Galvão, Rio de Janeiro
- 19h – Fluminense x Sampaio Corrêa, Estádio Moça Bonita, Rio de Janeiro
Veja os participantes
BOTAFOGO
Atual campeão brasileiro e da Copa Libertadores, o Botafogo entra no Carioca como um dos favoritos, mas passa por uma reestruturação. Além da saída de uma série de jogadores, o clube ainda não tem substituto para Artur Jorge.
Por conta da participação no Mundial de Clubes, o grupo principal alvinegro inicia a pré-temporada na próxima terça (14). Assim, o clube disputará as primeiras rodadas com uma equipe alternativa, formada por jovens.
Nas últimas duas edições, o Botafogo não classificou-se para as semifinais do Estadual e precisou disputar a Taça Rio. Campeão estadual pela última vez em 2018, o Glorioso já conquistou a competição em 21 oportunidades.
Time-base: John; Vitinho, Bastos, Barboza e Alex Telles; Marlon Freitas, Gregore e Savarino; Júnior Santos, Matheus Martins e Igor Jesus.
Reforços: O Botafogo ainda não tem reforços para 2025.
FLAMENGO
Atual campeão, o Flamengo defenderá o título sob comando de Filipe Luís, que substituiu Tite em outubro e levou a equipe à conquista da Copa do Brasil em 2024. Foram poucas mudanças no elenco profissional na virada do ano.
O Rubro-Negro ainda não fez contratações e busca reforços pontuais. A prioridade é a chegada de um atacante para substituir Gabriel Barbosa. Quem também deixou o clube foram os zagueiros David Luiz e Fabrício Bruno.
Com o grupo principal em pré-temporada, o Flamengo disputará as quatro primeiras rodadas da Taça Guanabara com uma equipe alternativa. Maior campeão estadual, o Rubro-Negro busca o 39º título do Campeonato Carioca.
Time-base: Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Erick Pulgar, De La Cruz, Gerson e Arrascaeta; Bruno Henrique (Everton Cebolinha) e Gonzalo Plata.
Reforços: O Flamengo ainda não tem reforços para 2025.
FLUMINENSE
Depois de lutar pelo tricampeonato em 2024, o Fluminense viveu uma temporada muito ruim. A equipe ficou até a última rodada da Série A do Campeonato Brasileiro na briga contra o rebaixamento.
O ano começou bem com a conquista da Recopa Sul-Americana, porém o time desandou. O técnico campeão da Libertadores e Carioca em 2023, Fernando Diniz, foi demitido e substituído por Mano Menezes.
Pensando em um ano mais confortável ,além da disputa do Super Mundial de Clube, o Fluminense contratou sete reforços e não deve parar por aí. Além disso, nomes como John Kennedy, Felipe Melo e Gabriel Pires deixarão o clube.
Time-base: Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Thiago Santos e Renê; Hércules, Bernal e Paulo Henrique Ganso; Arias, Canobbio e Kauã Elias.
Reforços:
- Marcelo Pitaluga, goleiro
- Juan Freytes, zagueiro
- Renê, lateral-esquerdo
- Hércules, volante
- Paulo Baya, atacante
- Canobbio, atacante
- Joaquín Lavega, atacante
VASCO
Após um ano sem sustos, com vaga assegurada na Copa Sul-Americana, o Vasco quebrar o jejum de títulos no Campeonato Carioca. Afinal, já são oitos anos sem saber o que é conquistar o Estadual.
Na última edição, o Cruzmaltino parecia que chegaria na decisão, mas foi surpreendido pelo Nova Iguaçu. Com dois jogos no Maracanã, o Vasco viu o time da Baixada Fluminense levar a melhor.
A aposta é na chegada do novo técnico Fábio Carille, que substitui Rafael Paiva no comando. O treinador tem o objetivo de recolocar o Cruzmantino na rota dos títulos e vai tentar iniciar no Carioca. Até agora, são cinco reforços contratados.
Time-base: Léo Jardim; Paulo Henrique, Mauricio Lemos, João Victor e Lucas Piton; Hugo Moura, Tchê Tchê, Coutinho e Payet; Emerson Rodríguez e Vegetti.
Reforços:
- Daniel Fuzato, goleiro
- Lucas Freitas, zagueiro
- Lucas Oliveira, zagueiro
- Mauricio Lemos, zagueiro
- Tchê Tchê, volante
BANGU
Único dos participantes, fora dos quatro grandes, a conquistar o Estadual, o Bangu quer voltar aos tempos de glórias. O time da Zona Oeste do Rio de Janeiro já levou a taça em sete oportunidades e ficou próximo nos anos 80. O técnico será Júnior Martins, de 48 anos. Foram mais de 20 jogadores contratados para a disputa.
Time-base: Alexander; Vitinho, Kevin, Yuri, Italo; Castro, Moretti, Rafael Augusto, Lucas Nathan; Rafael Carioca e Macario.
BOAVISTA
Nova SAF no Rio de Janeiro, o Boavista sonha com voos mais altos sob o comando do técnico Caio Zanardi. As principais peças são os veteranos Anderson Conceição, ex-Vasco, e Erick Flores, para tentar surpreender na elite do futebol carioca.
Time-base: André; Ben-Hur, Anderson Conceição, Sheldon e Alysson Vinícius; William Oliveira, Caetano, Erick Flores e Felipe Resende; Abner Vinícius e Gabriel Conceição.
MADUREIRA
Finalista do Campeonato Carioca em 2006, o Tricolor Suburbano quer voltar a ter uma grande campanha. Na equipe, o principal reforço é o meia Renato Henrique, que estava no Retrô, de Pernambuco, e faturou a Série D do Brasileiro.O técnico é o português Daniel Neri.
Time-base: Mota; Marquinho Carioca, Marcão, Arthur Edeson e Evandro; Lira Wagninho, Renato Henrique e Marcelo; Minho e Geovane.
MARICÁ
Caçula na elite do futebol carioca, o Maricá chega para tentar surpreender e pelo menos ficar entre os oito primeiros para disputar a Taça Rio. Neste ano, o calendário é longo, já que venceu a Copa Rio do ano passado e vai disputar a Série D do Brasileirão. O técnico é o ex-atacante de Flamengo, Botafogo, São Paulo e PSG-FRA, Reinaldo.
Time-base: Dida; Magno Nunes, Mizael, Sandro e João; Ramon, Bezerro, Walber e Gutemberg; Hugo Borges e Clisman.
NOVA IGUAÇU
Vice-campeão carioca de 2024, o Nova Iguaçu manteve o técnico Carlos Vítor, mas perdeu algumas peças importantes da equipe que surpreendeu. Entre os reforços para esta temporada, estão o centroavante Philippe Costa, de 24 anos, que já teve passagem pelo Goiás, e o goleiro Lucas Maticoli, de 27 anos,que estava no Náutico em 2024.
Time-base: Lucas Maticoli; Yan, Gabriel Pinheiro, Renan, Mateus Müller; Jorge Pedra, Igor Guilherme, João Lucas; Xandinho, Andrey e Philippe.
PORTUGUESA
A Portuguesa vinha de boas campanhas, mas fez um 2024 aquém do esperado. A equipe da Ilha do Governador tem como destaques Romarinho, cria do clube e ídolo lusitano, além de Lucas Santos e Rafael Silva, ambos ex-Vasco. O técnico é Evaristo Piza, com carreira no Interior de São Paulo.
Time-base: Vinicius; Joazi, Thomas Kayky, Victor Pereira e MV; Wellington Cézar, João Paulo, Lucas Santos, Romarinho e Rosa; Lohan.
SAMPAIO CORRÊA
Surpresa de 2024, ao se manter na Primeira Divisão e ainda disputar a Taça Rio, o Sampaio vem para fazer uma campanha ainda melhor. Elias, maior artilheiro da história do clube, segue na equipe que será comandada por Alfredo Sampaio, ex-técnico do Vasco. Rodrigo Dantas, que passou pelo Botafogo, é outro destaque.
Time-base: Zé Carlos; Lucas, Marreta, Thuram e Guilherme; Daniel Vançan, Agu e Rodrigo Dantas; Pernão, Max e Elias.
VOLTA REDONDA
O Volta Redonda é o grande favorito dos chamados pequenos para surpreender. Afinal, o Voltaço foi campeão nacional em 2024 ao faturar a Série C do Campeonato Brasileiro. A base campeã foi mantida. O técnico é Rogério Corrêa e chegam para completar o time nomes famosos como Chay, ex-Botafogo, Luciano Naninho, ex-Vasco e com boas passagens pelo Voltaço, e Kelvin, outro ex-Vasco.
Time-base: Jean Drosny; Cayo Tenório, Lucas Souza, Luis Caceres e Sanchez; Bruno Barra, Pierre, Luciano Naninho e Chay; MV e Kelvin.